Gatos em número par, tatuagens em número ímpar

Um texto que não é sobre gatos e nem sobre tatuagens

Olivia Alves
3 min readJun 30, 2024

Fui conhecer pessoalmente a duplinha de gatos que logo virão fazer parte da minha vida. Tenho duas que são meus amores, que há cerca de 6 anos alegram meus dias e me ensinam muito sobre o amor.

A nova dupla apareceu “do nada”: uma pequena tricolor que é pura fofura de filhote e um branquinho que foi pedido da espiritualidade para o meu parceiro.

Quando vi o anúncio de doação deles na internet me apaixonei pela carinha dela e me emocionei com a história dele. Mas foram longas conversas sobre tudo o que precisava ser considerado sobre essa decisão.

Por mais impulsiva que possa parecer a decisão aos olhos externos, os motivos estão claros e as consequências foram consideradas.

E aí vem o porém: ainda tem gente que torce o nariz. Eu tenho mais de 30 anos, estou empregada, moro com meu parceiro que tem as mesmas condições. Cuidamos de uma casa com dois gatos nos 4 anos que estamos juntos, pagamos nossas contas, cometemos nossos erros e acertos como todo mundo, mas ainda assim não estamos livres da opinião alheia.

Mais um gato? Pra que isso? Vocês não vão dar conta. Por que não tem um filho, então?”. São algumas das frases que ouvimos. A gente tenta construir autonomia sem perder os vínculos, mas os vínculos insistem em nos querer subordinar. Mais um gato porque eu quero, não preciso justificar minhas decisões de forma que faça sentido pra você. E gato é bem diferente de criança, então não, não vou ter um bebê agora.

Todo o papo me lembra também de outra coisa que sempre desperta opiniões desnecessárias: fazer novas tatuagens. Minha última foi de uma serpente, e até significado da Bíblia vieram me falar em tom de “você sabe o que você está fazendo tatuando esse símbolo?”. Eu sei muito bem, só que tem pouco a ver com a sua Bíblia e muito a ver com como eu vivo as simbologias na minha espiritualidade.

Dizem que dá sorte ter tatuagens em número ímpar, e a serpente ser a minha sétima também é simbólico. Esse símbolo de transformação e renovação se associa com a subida da kundalini, que desperta os 7 principais chakras. O 7 também está um número emblemático na Umbanda por conta das 7 linhas e de tantos guias que trazem esse número em seus nomes indicando a vastidão de seu trabalho espiritual.

Sobre gatos não sei se existe algo sobre ter em número par ou ímpar, mas no meu caso acho que o par vai dar sorte: adotei minhas duas juntas e elas se fazem companhia na minha ausência, têm personalidades complementares e simplesmente fazem sentido juntas. E agora chega mais uma dupla, filhotes que já se uniram no lar temporário e que estão sendo doados juntos, com essa única condição diante do fato dela ser uma princesa e ele um branquinho assustado, ambos resgatados em condições complicadas.

Me parece um bom parâmetro pra definir a sorte de existir e poder tomar minhas próprias decisões: ter gatos em número par e tatuagens em número ímpar.

Photo by Szabó Kitti on Unsplash

--

--

Olivia Alves

Posso tentar escrever algo aqui pra parecer interessante, mas eu quero mesmo é que você leia meus textos.